Ainda Cunhal

Ainda no espírito da posta de sexta-feira, limito-me a transcrever o texto de Vasco Pulido Valente no Público do mesmo dia. Subscrevo por inteiro. Ora o Vasco diz que:

“Parece que Álvaro Cunhal foi uma figura “importante”, “central”, “ímpar” do século XX português. Muito bem. Estaline não foi uma figura “importante”, “central”, “ímpar” do século XX? Parece que Álvaro Cunhal foi “determinado” e “coerente”. Hitler não foi? Parece que Álvaro Cunhal era “desinteressado”, “dedicado” e “espartano”. Salazar não era? Parece que Álvaro Cunhal era “inteligente”. Hitler e Salazar não eram? Parece que Álvaro Cunhal sofreu a prisão e o exílio. Lenine e Estaline não sofreram? As virtudes pessoais de Álvaro Cunhal não estão em causa, como não estão as de Hitler, de Estaline, de Lenine ou de Salazar. O que está em causa é o uso que ele fez dessas virtudes, nomeadamente o de promover e defender a vida inteira um regime abjecto e assassino. Álvaro Cunhal nunca por um instante estremeceu com os 20 milhões de mortos, que apuradamente custou o comunismo soviético, nem com a escravidão e o genocídio dos povos do império, nem sequer com a miséria indesculpável e visível do “sol da terra”. Para ele, o “ideal”, a religião leninista e estalinista, justificavam tudo.
Dizem também que o “grande resistente” Álvaro Cunhal contribuiu decisivamente para o “25 de Abril” e a democracia portuguesa. Pese embora a tradição romântica da oposição, a resistência comunista, como a outra, em nada contribuiu para o fim da ditadura. A ditadura morreu em parte por si própria e em parte por efeito directo da guerra de África. Em França, a descolonização trouxe De Gaulle; aqui, desgraçadamente, o MFA. Só depois, como é clássico, Álvaro Cunhal aproveitou o vácuo do poder para a “sua” revolução. Com isso, ia provocando uma guerra civil e arrasou a economia (o que ainda hoje nos custa caro). Por causa do PREC, o país perdeu, pelo menos, 15 anos. Nenhum democrata lhe tem de agradecer coisa nenhuma.
Toda a gente sabe, ou devia saber, isto. O extraordinário é que as televisões tratassem a morte de Cunhal como a de um benemérito da pátria. E o impensável é que o sr. Presidente da República, o sr. Primeiro-ministro e dezenas de “notáveis” resolvessem homenagear Cunhal, em nome do Estado democrático, que ele sempre odiou e sempre se esforçou por destruir e perverter. A originalidade indígena, desta vez, passou os limites da decência. Obviamente, Portugal não se respeita.”

0 comments: