Objectos Felizes I

O Animatógrafo inicia agora uma nova série sobre objectos felizes, peças de inigualável interesse interior, cuja posse faria a felicidade deste estimado autor. Cada objecto é acompanhado por uma breve explicação. Hoje:

A Photographer's Life: 1990-2005 é um livro, editado em 2006, sobre a fotógrafa Annie Leibovitz. Neste caso, contrariamente ao normal, não com imagens tiradas pela norte-americana enquanto parte do seu trabalho, mas antes sobre a sua família e, mais especificamente, sobre Susan Sontag. A ligação entre as duas mulheres foi muito próxima, mesmo nos momentos mais difíceis da pensadora, a braços com uma doença terminal. A Photographer's Life é mesmo isso: um olhar sobre a vida da fotógrafa, e não o seu olhar sobre a vida dos outros. Leibovitz ficou conhecida por imagens como a de John Lennon despido a beijar Yoko Ono horas antes de ser assassinado (que fez a capa da Rolling Stone), Demi Moore grávida e nua na capa da Vanity Fair, ou a raínha de Inglaterra no seu esplendor rural. A criadora é um nome incontornável da cultura de imagem das últimas décadas, e este objecto ilustra bem a sua dimensão enquanto produtora de algo permanente: uma atitude de busca contínua da ruptura.

1 comments:

  É pra sempre!

10:37 da tarde

Não sei se ficou explícito, mas gostava mais do aspecto sombrio e enigmático do anterior animatógrafo. E se quem não muda são os burros, chamem-me burro, asno ou qualquer outra virtude. Assumo-me e quando me assumo É pra sempre!