Notícias da Barra: The Bar


Com este novo template ainda não coloquei os links para blogs e sites, mas estará online muito em breve. E um dos que salta para a berlinda é o site internacional The Bar. Por partes: sim, eu gosto de bebidas. Não sou um grande consumidor, mas interesso-me pela coisa, pelos produtos, pelo labeling, pela composição, etc, etc. E sobretudo quando nós por cá temos acesso a um número extremamente reduzido de marcas e produtos, lá fora a coisa é bem diferente. Ora, The Bar é tudo o que um site deve ser: atractivo, interactivo, dinâmico, surpreendente, informativo. Em termos de design gráfico, tudo foi pensado ao pormenor e respira saúde. Totalmente em flash, existe uma enorme coerência, quer de imagens, quer de cores, menus, etc. Depois a quantidade de informação sobre bebidas, produtos, receitas é enorme. É possível regressar continuamente e nunca ter a sensação de já termos visto tudo. E depois a interacção é assegurada em vídeo. Isto mesmo, vídeo. Porque logo a abrir existe o Jack, o tipo do bar, que fala pelos cotovelos, explica as bebidas que quisermos ao mesmo tempo que inventa uma história mirabolante, e responde mesmo a perguntas que possamos colocar. E não, não são predefinidas. Claro que os temas são finitos, e quando o sistema não reconhece o assunto, o Jack avisa logo que não percebe. Mas quando reconhece dá logo um conjunto de info. Se perguntarmos como se faz um Mojito, ele mostra. Se quisermos saber a história de Johnny Walker, ele conta. Numa comum ligação de banda larga a fluidez do vídeo é impressionante, nem gagueja. Claro que o projecto está associado às marcas das diversas bebidas, mas é tudo feito no espírito positivo de aproveitar o que elas nos podem dar. O projecto é da gigante Diageo, que detém as marcas que lá estão claro. Um excelente exemplo do melhor que a Internet tem, comercialmente. Aqui, no The Bar.