Cannes já mexe

"A menos de um mês antes de ser anunciada a programação da próxima edição do Festival de Cannes, é já possível antecipar alguns dos filmes que serão apresentados. Entre eles, estão os novos de FRANCIS FORD e SOFIA COPPOLA.

A programação de filmes para a 59.ª edição do Festival de Cannes será anunciada a 20 de Abril. Embora ainda esteja a decorrer o processo de selecção entre as dezenas de propostas, Thierry Fremaux, director artístico do festival, referiu em declarações à agência Reuters que "em papel, parece bom. No último ano, foi uma selecção relativamente clássica. Este ano quero criar algumas surpresas."

Espera-se que entre os filmes a competir pela Palma de Ouro estejam o biopic «Marie-Antoinette», de Sofia Coppola, com Kirsten Dunst e Jason Schwartzman, e provavelmente «Youth Without Youth», de Francis Ford Coppola, sobre um professor em fuga antes da II Guerra Mundial, com Tim Roth e Bruno Ganz. Outro projecto aguardado é «Volver», que marca o reencontro de Pedro Almodóvar com Penélope Cruz e Carmem Maura e que tem sido um grande sucesso em Espanha.

Outras possibilidades incluem «Babel», de Alejandro González Iñárritu, com Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal, «Laitakaupungin valot» («Lights in the Dusk»), de Aki Kaurismäki, «Il Caimano», de Nanni Moretti, «The Wind That Shakes the Barley», de Ken Loach. Entre os títulos franceses, tradicionalmente escolhidos no fim, o consenso para a competição parece rodear «Selon Charlie», de Nicole Garcia.

A lutar para serem terminados a tempo de serem considerados estão títulos como «Inland Empire», novo filme experimental de David Lynch com Laura Dern, Jeremy Irons e Harry Dean Stanton, «The Fountain», de Darren Aronofsky, com Hugh Jackman, Rachel Weisz e Ellen Burstyn, e «Fast Food Nation», de Richard Linklater, com Ethan Hawke e Patricia Arquette. «Scoop», de Woody Allen, não estará pronto a tempo do festival.

Os únicos filmes anunciados pela organização são «The Da Vinci Code», de Ron Howard, com Tom Hanks e Audrey Tautou, que abrirá o certame a 17 de Maio, e «Paris, je t`aime», que reúne 20 pequenas histórias de amor realizadas por outros tantos realizadores, que abre a secção "Un Certain Regard" no dia seguinte. O Festival termina a 28 de Maio."

in Cinema2000 (http://www.cinema2000.pt)

0 comments: